Plantas Medicinais utilizadas pelo Povo Xerente​

Somos estudantes do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Warã uma unidade de Ensino jurisdicionada à Superintendência Regional de Educação de Miracema do Tocantins, mantida pelo Estado do Tocantins, através da Secretaria da Educação, o recurso estadual repassado diretamente à Associação de Apoio ao Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Warã, estabelecendo um ensino público de qualidade ao povo indígena Xerente.
A Unidade Escolar fica localizada no cerrado do estado do Tocantins município de Tocantínia. O território Xerente composto pelas terras indígenas ao leste do rio Tocantins, 80 km ao norte da capital, Palmas. A cidade de Tocantínia, localizada entre as duas terras indígenas Área Grande e Funil, tem sido ao longo desse século o ponto de apoio para o povo Xerente. Desde a Fundação do Estado do Tocantins, em 1989, seu território é foco das atenções regionais (e nacionais) devido a sua localização estratégica.
O que nos diferencia, inicialmente por ser uma instituição que atende somente um público exclusivamente indígena e por estar situada no centro da área indígena Xerente. O ensino é totalmente de acordo com a realidade da comunidade indígena inserida no contexto sociocultural.
A escola possui trinta dependências divididas em onze turmas assim representadas; seis de Ensino Fundamental Anos Finais, duas turmas de Primeira série de Ensino em Tempo Integral “Novo Ensino Médio”, sendo uma turma integrada ao Curso de Informática, duas turmas de segunda série e uma turma de terceira série de jovem em ação.
O Centro de Ensino Médio Indígena Xerente-Warã, tem sua criação por meio do Decreto no 3.025, de 07 de maio de 2007, credenciada pela PORTARIA-SEDUC nº 3.606, de 13 de junho de 2008 a ofertar Anos Finais do Fundamental e Ensino Médio. PORTARIA-SEDUC nº 604, de 22 de março de 2012 a ofertar Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, a Resolução nº 117, de 30 de agosto de 2013 que aprova o Plano de Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
Data das publicações nº Diário Oficial da União em 08 de maio de 2007, 30 de junho de 2008, 30 de maio de 2012, e as duas últimas em 29 de outubro de 2013. A escola de Fomento/Jovem em Ação foi instituída com a PORTARIA 2116 DE DEZEMBRO DE 2019, sendo iniciada no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente no ano de 2020.
Os 332 estudantes em sua totalidade indígenas, residem na Área Grande e Funil e na cidade de Tocantínia.
A caracterização da comunidade é algo marcante entre o povo Xerente, sua trajetória que se iniciou com a divisão de um só povo, onde os que atravessaram o Rio Araguaia se tornaram os Xavante e os que permaneceram do outro lado se tornaram o povo Xerente, a Língua Materna do povo Xerente é do tronco (Jê) que sempre seguiu forte e permanece forte até os dias atuais, mesmo com tantos anos de convivência com o não indígena. As festas culturais são de suma importância para a continuação dos ensinamentos que é transmitida dos anciões para os adultos, jovens e crianças para a continuidade da cultura Xerente. O poder socioeconômico do povo Xerente é em sua maioria de baixa renda, que vivem da venda do seu próprio artesanato e com o auxílio do Programa Bolsa Família. Em relação aos costumes educacionais relacionados à identidade do Xerente, temos particularidades como, o Luto quando relacionado a um (a) anciã (o), estudantes e servidores indígenas e não indígenas da escola será três dias de luto, para as crianças a partir de um ano será de dois dias de luto. No DASῙPÊ (Festa Cultural) é facultativo a presença dos estudantes e servidores nos momentos especiais, como corrida de tora, nomeação masculina e feminina da comunidade e região onde acontecerá a Festa Cultural, porém cobrar um relato do acontecimento festivo e fica facultativo aos estudantes e servidores a participarem do Kupre (Pós-Funeral).

Turma 23.01 TechInclusão – direitos reservados